quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Política Energética x Cachoeiras

Onde vão parar nossas cachoeiras, rios e corredeiras?
Já vimos tantas cachoeiras serão inundadas por grandes hidrelétricas, PCHs e CGHs. Onde iremos parar?

Enquanto lutamos pelas cachoeiras de Socorro/SP, Munhoz/MG e Bueno Brandão/MG, tantos outros travam batalhas em diversos pontos deste Brasil, tais como Aiuruoca/MG e Mogi Guaçu/MG.

Por que será que nossos governantes não usam os recursos que estão investindo nas Hidreletricas (Micro, Mini, Pequenas, Medias ou Grandes) para:
1) Repotencializar/Otimizar as hidrelétricas já existentes e que já geraram impactos ambientais (desta forma conseguiríamos produzir mais energia com as mesmas hidrelétricas);
2) Investir em energia solar, especialmente para o aquecimento de água? (quanto de energia seria economizado se todas as casas, clubes e empresas tivessem energia solar para seus chuveiros, torneiras e piscinas?)
3) Investir em energia solar para iluminação? (já é possível!)
4) Criar programas e leis para incentivar a economia de energia elétrica?
5) Investir em programas educativos para diminuir o consumo de energia elétrica e o desperdício?
6) Criar leis que obriguem todos os equipamentos serem mais eficientes e fiscalizar para que essas leis sejam cumpridas (até hoje não entendo porque os novos equipamentos eletrônicos não tem botão para desligá-lo totalmente, ficando sempre em modo de espera - luz vermelha/azul acesa quando eu o desligo, obrigando-me a ter que tirá-los da tomada para não gastar energia).

Não sou especialista nem técnico em energia, mas sei que essas entre tantas outras estratégias de diminuição no consumo de energia são totalmente possíveis, basta que nossos governantes tenham vontade de fazer isso.

Uma vez destruídas nossas cachoeiras e rios, não haverá compensação ambiental que os recupere!

Lutemos para salvar nossas cachoeiras e rios pois, a soma das lutas fará com que nossos governantes repensem suas políticas energéticas e principalmente seus valores e princípios!

Tiago Sartori
Ambientalista de coração

3 comentários:

  1. Nós, enquanto povo, vimos muita impactação ambiental, mal consigo esquecer das Sete Quedas entre tantas outras. Será que o homem ainda não percebeu que a natureza se volta contra nós quando agredida? Vejam as enchentes em São Paulo, não são conseqüência de uma construção indiscriminada às margens dos rios? Mas o passado não pode ser consertado, o que importa é o futuro e no futuro todos sabemos que teremos falta de água. Penso que o nosso bem mais valioso é a natureza preservada, coisa que não existe em muitos países e não se pode aceitar que interesses externos à nossa região venha destruir o patrimônio de nossos filhos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente que devemos preservar nosso bem maior que é a água, mas será que esse turismo ecologico que tanto se ouve falar não traz nenhum prejuizo ao meio ambiente?
    lanchonetes, entre tantas outras construções, são feitas praticamente dentro do rio e ninguem vê?
    ou simplesmente fingem porque isso gera lucro a alguem?
    pensem nisso!

    ResponderExcluir
  3. Nosso povo já têm muito pouco, e ainda querem tirar nossas lindas cachoeiras, nosso motivo de orgulho, meio de sobrevivência p/ comunidades inteiras,
    Algumas empresas (S/A)de capital estrangeiro, quer destruir tudo gerando um mínimo de energia, só por que tem benefícios do governo, e enchem os seus cofres de dinheiro. De que forma querem isso as nossas custas? As custa de toda a história de uma região, existem pessoas que nascem e crescem freqüentando as cachoeiras, passando horas agradáveis junto com seus familiares e amigos, turistas que vem de longe para passarem finais de semana nas cachoeiras longe do stress do dia-a-dia, e ainda tentam iludir o povo dizendo que é necessário para a geração de energia. Uma destruição gigantesca para a geração de +ou- 0,16% da energia do país, sendo que existem algumas usinas antigas que já causaram destruição ao meio ambiente e ficaram paradas por longas datas, e outras com geradores antigos, que geram pouquíssima energia, por que não melhoram essas que já causaram impactos, com geradores de ultima geração? Já que estão tão preocupados com o crescimento do nosso país.”Seria por que para melhorarem essas antigas não tem ajuda do governo?”

    Niba

    ResponderExcluir